Lead Human Resource Manager
A FELICIDADE é uma área do bem-estar cada vez mais integrante na estratégia das Organizações e que não se resume à satisfação em contexto Organizacional (Fisher, 2010).
No que concerne
ao conceito de FELICIDADE, podemos fazer a destrinça entre duas métricas (Ryan
e Deci 2001).
A FELICIDADE
Hedónica mais relacionada com uma esfera afetiva e com os sentimentos/emoções
prazerosos, vivenciados pelas Pessoas de forma mais momentânea.
A FELICIDADE Eudaimónica,
que assume um conceito mais duradouro e muito ligado ao autoconhecimento…
afinal é com base nesta soft skill que sabemos o que de facto tem
significado para nós, trazendo o sentido de realização, e tendo em conta o que
é certo numa perspetiva de autoavaliação.
No contexto
Organizacional, a relação entre FELICIDADE e o emprego acabam por assumir uma
sinergia bidirecional (De Neve &
Ward, 2017), no sentido em que a FELICIDADE pode ser um aspeto
motivacional intrínseco que impulsiona o alcance dos objetivos Organizacionais
por parte do Trabalhador e, por outro lado, a questão do alcance dos objetivos
e metas Organizacionais potenciará a FELICIDADE no Trabalhador.
Adjacente ao
ponto acima reside o conceito de work life enrichment (Chan, Kalliath, Brough, Siu et al 2016),
pois é certo que todos nós procuramos “enriquecer” com
todas as experiências (pessoais e profissionais), num tiro certeiro ao objetivo
que nos proporciona emoções de FELICIDADE. Repare-se que este é
um contexto muito mais lato do que o work life balance, já que para os
Trabalhadores das Organizações a possibilidade de equilíbrio (Trabalho-Família)
é uma certeza.
No dia-a-dia, as
Empresas procuram Trabalhadores que possam ter/trazer o sentido “happiness” e
contagiar o clima Organizacional.
O desafio é
encontrarmos estratégias para que possamos ter relações profissionais mais
FELIZES, nomeadamente:
- Fomentar o espírito de entreajuda, ajudar um Colega ou auxiliar em algo que impacte positivamente o outro;
- Menor exposição a situações de stress;
- Horários Flexíveis e implementação do teletrabalho quando possível;
- Criar canais de comunicação abertos, diminuindo os conflitos e promovendo a partilha;
- Promover o Trabalho de Equipa;
- Gestão Emocional que permite aumentar a eficácia da comunicação e, consequentemente, das relações laborais;
- Promover um bem-estar interior com um equilíbrio entre: as horas de sono, a prática de exercício e as pausas regulares no decorrer da jornada laboral;
- Encontrar ferramentas para uma gestão de tempo mais eficaz;
- Utilizar uma linguagem não verbal positiva… SORRI(!);
- Celebrar datas comemorativas que promovam encontros e promover encontros sociais nesse sentido (vê na newsletter interna a data de aniversário dos Colegas… e parabeniza-os).
Sê FELIZ…e
contribui para a FELICIDADE coletiva 😊
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